Foi concluída essa semana a recuperação da Rua Rio Claro, no Planalto Bela Vista, zona sul da cidade, que teve parte da sua estrutura comprometida durante uma chuva intensa na região. Diante da gravidade do problema, já que o rompimento se deu exatamente onde fica o bueiro, e da ameaça a residências próximas ao local, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul executou a obra rapidamente.

Segundo Paulo Roberto, superintendente da SDU Sul, o que houve foi uma grande erosão próximo ao bueiro, que provocou o desmoronamento da parede de sustentação dos tubos.  Mesmo com as restrições impostas devido à pandemia do novo coronavírus, a obra foi concluída em apenas quatro semanas. “Tivemos que fazer primeiro uma contenção para poder recolocar os tubos no local. Depois fizemos uma calçada para facilitar a drenagem”, explicou. O investimento ficou em torno de R$ 50 mil.

Além da recuperação do que havia sido levado pela água da chuva, foi reforçada a estrutura de sustentação dos tubos do bueiro. “Essa rua tem um aterro muito alto, o que deixa o local muito fundo, algo em torno de quatro metros de profundidade. Então, achamos necessário reforçar essa área de sustentação. Vamos fazer ainda um dissipador de drenagem para reduzir a velocidade e a força da água. Isso evitará erosão no solo próximo ao bueiro”, destacou.