Levantamento feito pela startup InLoco constatou que o índice de isolamento social em Teresina ficou em 49%, nesta sexta-feira. O índice está bem abaixo dos 73% recomendado pela Organização Mundial de Saúde e também abaixo dos 56% registrados na última sexta-feira, 17, data em que foi feita a antecipação do feriado de aniversário de Teresina, que é comemorado no dia 16 de agosto.

Nos últimos dias, os índices de isolamento social alcançados na capital vem registrando baixa. Nessa semana, somente na terça-feira, que foi feriado, o índice ficou em 63%, mas nos demais dias, os índices ficaram abaixo dos 50%. “Os números preocupam porque a gente continua vendo o número de casos aumentando. Pessoas nas ruas significa maior probabilidade do vírus estar circulando e que o número de casos pode aumentar. Não é o que queremos. Por isso, a nossa orientação continua sendo para, quem puder, fique em casa”, pontua o prefeito Firmino Filho.

Pelo levantamento, os dias da semana que registram os melhores índices de isolamento social são os domingos e feriados. Isso porque a movimentação do comércio, mesmo aqueles que estão dentro do estabelecido como serviço essencial, acabam fechando as portas temporariamente. Foi nesse sentido, que a Prefeitura adotou a estratégia de antecipar o feriado do dia do aniversário da capital que e dia 16 de agosto, mas foi antecipado para o último dia 17.

Enquanto isso, Teresina registrou o oitavo óbito por Covid 19. A vítima é uma senhora de 99 anos, hipertensa, residente na zona Sul da cidade, que estava internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Até agora, a capital contabiliza 205 casos confirmados da doença, sendo que, no boletim desta última sexta-feira, foi registrado um recorde na quantidade de infectados em um único dia, com 26 novos casos positivos. Em Teresina, já são 62 bairros com registros da doença.