O uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outras normas de segurança são pauta de uma capacitação que está acontecendo com os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do município que estejam na linha de frente do combate à COVID-19.

O treinamento está sendo realizado em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Já foram capacitados todos os hospitais e as UBS das zonas Leste e Sudeste. Até a próxima semana, será concluído o trabalho com as UBS das zonas Norte e Sul”, informa o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

Segundo o coordenador da Residência da UESPI, Vinícius Oliveira, os pontos principais dos treinamentos são os cuidados no momento da paramentação e desparamentação (uso e remoção dos EPIs), higienização, medidas de garantia da segurança do paciente e do profissional. “A ideia é que esses profissionais, ao estarem recebendo pessoas com sintomatologia respiratória ou não, saibam que tipo de EPI devem usar e que procedimento devem ter”, esclarece o coordenador.

Vinícius Oliveira conta que as orientações são baseadas nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Anvisa e FMS. “Ainda existe muita desinformação e fake news circulando na internet, e isso é um dos grandes problemas no diz respeito à definição de normas e práticas de trabalho, o acesso à informação de qualidade. Por isso, este momento está tendo uma aceitação muito positiva, pois além das orientações, os técnicos e funcionários estão aproveitando para tirar dúvidas”, finaliza o coordenador.