A Prefeitura de Teresina inicia hoje a realização de testes rápidos da Covid-19 em profissionais da saúde que estão atuando na capital. Cerca de 15 mil testes serão realizados obedecendo um cronograma em todas as unidades da rede pública municipal de saúde. Nesta quarta-feira, os trabalhos serão iniciados na Maternidade do Promorar e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Renascença, Promorar e Satélite.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a ideia é ter um diagnóstico desses profissionais. “São pessoas que estão na linha de frente. A Prefeitura adquiriu os testes e eles serão feitos em todos os profissionais, estabelecendo um cronograma por unidade de saúde. Não precisa que eles fiquem apreensivos. Os testes serão realizados em todos”, garantiu.

Logo no início dos decretos de emergência em saúde pública, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde baixou uma portaria que permitia o afastamento dos profissionais que possuíam alguma comorbidade que o colocasse na classificação dos grupos de riscos da doença. A ideia era evitar uma super exposição dos servidores. Dessa forma, alguns ficaram trabalhando em regime de homeoffice.

Além da testagem em massa dos profissionais de saúde, a Prefeitura de Teresina também realizou testagens por amostragem em uma pesquisa do mapeamento do comportamento do vírus na capital. Os resultados da pesquisa estão sendo tabulados e deverão ser divulgados em breve pela administração municipal.