A feira livre é um dos setores de comércio autorizados a funcionar neste período de pandemia em Teresina. Para evitar aglomerações nesses locais, a partir do próximo domingo (3) será implantada uma nova logística de distribuição e organização das barracas, deixando mais espaço livre para circulação.

Já no último fim de semana (25 e 26), equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e Guarda Municipal estiveram na feira do Dirceu I com ação educativa de instrução sobre as normas para funcionamento das atividades comerciais.

“É importante que cada barraqueiro colabore para que seja possível manter o funcionamento das feiras livres da forma mais segura possível. Essas ações possuem o caráter totalmente educativo e entendemos como parte essencial do processo de adaptação das pessoas às novas regras”, declara Isaac Meneses, superintendente da SDU Sudeste.

Fiscais da Gerência de Controle e Fiscalização (GCF) da SDU Sudeste e Guarda Municipal orientaram sobre a distância necessária entre consumidores e vendedores e de uma barraca para outra. Enquanto isso, profissionais da Gerência de Obras e Serviços (GOS), também da SDU Sudeste, fizeram o mapeamento das barracas existentes a fim de estabelecer as novas delimitações.

Para estimar o número de barraqueiros presentes aos domingos na feira, assistentes sociais da Gerência de Habitação da SDU Sudeste e da SEMDUH fizeram a aplicação de um cadastro socioeconômico. Foram realizados 126 cadastros, mas segundo informações dos próprios barraqueiros, o número pode ser maior.

“Nós chegamos a esse número com a aplicação do cadastro mas avaliamos que a quantidade de barracas oscila bastante. Contudo, com esse número base podemos ter uma ideia do número real a cada fim de semana”, explica Erineude Nunes, gerente de Habitação da SDU Sudeste.

Durante a ação, também foram distribuídas máscaras e feita a orientação sobre os cuidados necessários no manejo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).