Investimentos na saúde nos últimos 15 anos e uma atuação coordenada entre o governo central do país e os gestores das cidades estão entre as razões que explicam o sucesso de algumas cidades da Turquia no combate à pandemia do novo Coronavírus. Para trocar experiências com prefeitos turcos, o prefeito Firmino Filho conduziu, nesta quinta-feira (30), uma videoconferência organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A prefeita de Gaziantep e presidente da União dos Municípios Turcos, Fátima Sahin, conta que em sua cidade as medidas preventivas, traçadas pelo governo central do país, foram adotadas de forma precoce, o que foi primordial para que o município pudesse controlar o avanço da pandemia. “Foram identificados de forma precoce os casos do vírus e tomamos rapidamente medidas de prevenção. Isso fez com que a Turquia tenha hoje um grande número de casos de pessoas que se curaram. Quando as diretivas do governo central começaram a chegar, não perdemos um só minuto”, contou.

Dentre as medidas adotadas no município, a prefeita destaca o cuidado no transporte público, nos quais foi adotado um rígido distanciamento social; a distribuição de máscaras para a população e ainda a medição de temperatura dos cidadãos, em toda a cidade, como na entrada do município, em todo o sistema de saúde, no transporte coletivo, nas feiras, supermercados e entre as equipes de trabalho. “A partir do momento em que é identificada uma pessoa com temperatura alta, encaminhamos para o nosso sistema de saúde”.

O Prefeito de Bursa e presidente da Associação de Cidades Saudáveis da Turquia, Alinur Aktas, destacou como medida importante para conter o avanço do vírus no seu município, o toque de recolher, que é realizado todo final de semana e nos feriados. “No final de semana, as pessoas não podem sair de casa e nós vigiamos isso com a ajuda da polícia e de outros meios que temos para desestimular a saída da população de casa”.

Para ajudar as empresas que sofrem com a crise, o prefeito conta que o governo central lançou uma campanha de solidariedade, que criou um fundo comum usado para manter os negócios que passam por dificuldades neste momento. “Foi uma campanha enorme, em que prefeitos e deputados contribuíram com seus próprios salários”, pontuou.

O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância da troca de experiência entre os gestores de todo o mundo na crise provocada pelo Novo Coronavírus. “Foi importante ouvir a experiência de um país que está vencendo essa batalha com liderança forte, levando o isolamento social a sério e respeitando a vida das pessoas”, disse. Também participou da reunião o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, que também falou das medidas adotadas na cidade.