A Gerência de Obras e Serviços da SDU Leste está executando, em caráter emergencial, o aumento do bueiro localizado na Avenida Ulisses Marques, já que houve um alagamento após uma chuva de grande intensidade.  O Plano de recuperação de vias e galerias tem sido uma das missões prioritárias da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), após fortes chuvas na região, ao longo das últimas semanas.

No local, além do aumento do bueiro, os profissionais estão executando a colocação de uma grelha para evitar acidentes. É válido ressaltar que a boca de lobo da Avenida Unisses Marques foi construída para captar as águas pluviais da Avenida e da rua marginal e, para este propósito, sempre esteve nas dimensões adequadas.

O Superintendente Executivo da SDU Leste, Engº Ângelo Cavalcante, explica o que provocou o alagamento. “Antes da construção da avenida e dos seus dispositivos de drenagem, já havia uma galeria constituída por dois tubos de concreto que captam as águas de um riacho que passam nas proximidades da Avenida, onde águas da região da Ininga concorrem para desaguar no local. Em virtude da obstrução dos tubos e da sessão reduzida da galeria já existente, o riacho transbordou, levando um volume de água muito superior ao que foi previsto para o dispositivo (boca de lobo), provocando o alagamento”, disse.

Ainda assim, a SDU Leste está destinando frentes de trabalho para executar, em tempo hábil, o alargamento do bueiro para minimizar os transtornos causados pelas águas das chuvas aos moradores da região. Sobre isso, o Superintendente João Pádua frisa que os trabalhos são o reflexo da preocupação do órgão municipal com a população.

“Mesmo estando enfrentando um período complicado com a pandemia do novo coronavírus, não podemos deixar nossas ações de lado. Entendemos que o serviço em questão é fundamental para os moradores residentes daquela região. Tudo está sendo feito com a adoção de todas as medidas necessárias e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para assegurar a vida de todos. A Prefeitura, por meio da atuação da SDU Leste, continuará atenta e vigilante para atender as demandas emergenciais da nossa região”, destaca.