Ascom/ SEMDUH

Há um mês a Prefeitura de Teresina iniciou a ação de higienizar espaços públicos com grande circulação de pessoas com o intuito de evitar que se tornem foco de disseminação do novo coronavírus. Ao todo, 2.924 sanitizações foram realizadas por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), utilizando bombas costais, caminhões pipas e carros fumaceiros para a pulverização de soluções de água com hipoclorito de sódio nos locais.

As equipes seguem atuando de segunda a sábado, três vezes por semana, em pontos considerados focos de aglomeração de pessoas.  Dessa forma, já foram feitas 746 sanitizações em Unidades de Saúde, 502 em lotéricas e bancos, 209 em grandes supermercados, 121 em terminais de ônibus, 640 paradas abertas e integradas e 63 visitas em mercados municipais. Além desses pontos, o campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), algumas instituições públicas, delegacias, shoppings, calçadões do Centro, cemitérios, aeroporto, rodoviária, Polo de Saúde e outros espaços da capital também foram higienizados.

Para o Secretario Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres, a melhor forma de prevenção é seguir as orientações de isolamento social, mas que o planejamento de sanitização vai se moldando de acordo com o comportamento da própria população.

“Se verificamos que algum ponto continua sendo foco de grande circulação de indivíduos, acrescentamos à nossa programação de ações como forma de evitar que os locais se tornem focos permanentes de contaminação. Por dia, atualmente, estamos utilizando 225 Kg de hipoclorito de sódio e 15 mil litros da solução sanitizadora. A prefeitura está fazendo a parte dela e contamos com a colaboração do teresinense em fazer a sua parte e permanecer em casa”, completa o gestor