Rômulo Piauilino

“Estamos nos preparando para o que virá”, afirmou o prefeito Firmino Filho, durante visita ao Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, na manhã deste sábado (01), em companhia do senador Ciro Nogueira. O prefeito vistoriou a estrutura do hospital, que está quase finalizado, já recebendo os equipamentos, e destacou a importância de continuar com o distanciamento social na capital.

A estrutura do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi está instalada no Centro de Treinamento de Badminton, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, e será composta por 86 leitos – sendo 05 de estabilização – para atendimento a casos de baixa e média complexidade decorrentes da Covid-19.

“Teresina está pensando em salvar vidas. Na nossa cidade, de cada três adultos, um faz parte de grupo de risco. Nós temos que ser muito responsáveis e agir com seriedade e firmeza. A Prefeitura tem 20 unidades básicas de saúde e 10 hospitais dedicados ao atendimento de pessoas com sintomas de Covid-19. O Hospital Pedro Balzi será o coração desse sistema e vai direcionar as pessoas internadas para os hospitais, de acordo com a complexidade. Estamos aumentando a quantidade de leitos na rede pública e contratando cerca de 30 leitos de UTI na rede privada, para nos precavermos. A situação é séria e cada vida é muito importante”, alertou o prefeito.

De acordo com a pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina, deve haver cerca de 8 mil pessoas infectadas com coronavírus em Teresina. Desse total, 31% são profissionais liberais e autônomos.

“O que faz Teresina apresentar uma realidade diferente de Manaus, Fortaleza e São Luís, hoje, é que nós iniciamos o distanciamento social cedo, na época correta. Foi essa decisão que nos permitiu ter tempo para preparar novas estruturas, como os hospitais de campanha, para o que virá. Não podemos parar o isolamento agora, quando os casos da doença estão crescendo de forma rápida”, encerrou Firmino.