Teresina possui a menor curva de evolução dos casos do novo coronavírus entre as capitais do Nordeste, ao lado de Salvador (BA), segundo os dados do Ministério da Saúde. Os resultados da capital piauiense são reflexo das ações adotadas precocemente pela Prefeitura da cidade durante a pandemia.

De acordo com dados do Corona SUS e DATA SUS, do Ministério da Saúde, no dia 02 de maio, Teresina possuía 458 casos confirmados de Covid-19 e 14 óbitos causados pela doença. Em Salvador, o registro era de 2.253 casos confirmados e 80 mortes. Na mesma data, Recife já havia notificado 4.453 casos e 267 óbitos pelo novo coronavírus. São Luís apresentava 2.963 casos da doença e 197 mortes por Covid-19. E a situação mais grave era em Fortaleza, que já havia registrado 6.417 casos e 528 óbitos.

“Esse bom resultado entre as capitais do Nordeste não significa que temos que relaxar. Pelo contrário: precisamos manter essas restrições para continuarmos vencendo o vírus. Não mediremos esforços para manter a saúde de nosso povo”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

Desde o início de março a Prefeitura de Teresina vem adotando uma série de medidas para conter aglomerações de pessoas com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus. Uma das medidas mais recentes é a suspensão do serviço de transporte público da capital, que vai atender apenas os trabalhadores dos serviços essenciais que utilizam cartão eletrônico. Não será aceito, em nenhum caso, pagamento da passagem em dinheiro.

“Teresina iniciou seu processo de distanciamento e isolamento social de forma precoce, ou seja, da maneira mais correta, e os números provam que nós acertamos. Mas o momento é muito sério, precisamos ser cautelosos, porque muita gente ainda não se convenceu da gravidade da situação. Não podemos correr o risco de repetir os números dos estados vizinhos. Precisamos fazer todo o esforço para preservar mais e mais vidas. O isolamento é a nossa única arma para evitar o aumento no número de casos”, destacou Fernando Said, secretário municipal de Governo.