O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) completa, nesta terça-feira (5), 12 anos de fundação com uma marca inédita. O mês de abril de 2020 foi o que registrou o menor número de atendimentos da história da unidade de saúde, que é referência em média e alta complexidade para urgência e emergência em todo o Estado.

No mês passado, foram registrados 3.335 atendimentos, uma queda considerável em relação aos anos anteriores. Essa variação está diretamente ligada ao distanciamento social proposto por autoridades de saúde. “Tivemos redução considerável no número de acidentes, o que refletiu na quantidade de entradas no hospital no mês de abril. Por isso, ficar em casa tem sido crucial nesse momento para que possamos ter mais leitos disponíveis em um momento de pico do covid-19”, avalia o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

Desde a sua inauguração, em 2008, o HUT já realizou 807.293 atendimentos e 154.810 cirurgias. Para Rodrigo Martins, os números mostram a importância da unidade de saúde para a população piauiense. “Temos uma equipe altamente qualificada à disposição das pessoas 24 horas por dia, distribuídas em 26 especialidades médicas. Todos nós buscamos o único propósito de salvar vidas e fazer com que essas pessoas reconstruam suas histórias”, afirma o diretor geral.

Dentre os atendimentos feitos no HUT, o mal súbito ocupa o topo da lista com 20%. Em seguida, acidentes de trânsito com 14%, totalizando 169.744 vítimas, sendo a maioria com motocicletas. “Nesse cenário, destacamos os acidentes porque as cirurgias ortopédicas representam cerca de 60% dos procedimentos cirúrgicos que fazemos no hospital. É uma média de 650 pessoas por mês com esse tipo de trauma”, avalia Rodrigo Martins. Em terceiro lugar, aparece dor no olho com 7%.

O HUT realiza atendimentos nas seguintes especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, endoscopia (alta, colonoscopia e peroral), gastroenterologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, radiologia, ultrassonografia, terapia intensiva adulta, terapia intensiva pediátrica e urologia.

 HUT em tempos de Covid-19

O Hospital de Urgência de Teresina tem preparado sua estrutura física para entregar 48 leitos de UTIs exclusivas para pacientes diagnosticados com a covid-19. Deste total, 18 unidades já estão prontas para receber casos positivos da doença.