Mais de mil consultas odontológicas de urgência foram realizadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), de 24 de março a 06 de maio. Em Teresina, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem atendimentos odontológicos de urgência.

Durante o período de combate à Covid-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. “Os procedimentos eletivos estão suspensos a fim de evitarmos aglomeração, já que o ambiente odontológico tem alto risco de exposição ao coronavírus. Então, pedimos à população que só vá à urgência odontológica se for estritamente necessário”, diz Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da FMS.

Teresina conta com seis unidades para atendimentos odontológicos de urgência. A UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte) atendem nos horários de 7h às 21h. Já as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul) e UBS Cristo Rei (zona Sul) atendem nos horários de 7h às 18h.

Dante explica ainda que, antes de ir até a unidade de saúde, a pessoa pode fazer uma triagem através do serviço Zap Odonto, que consiste no atendimento via WhatsApp por meio do número (86) 98179-2576. “O serviço funciona todos os dias, nos horários de 07h às 14h e das 14 às 21h. Os pacientes podem buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e serão encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento, caso haja necessidade. Ainda é possível que o dentista faça orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento, como condutas não farmacológicas de alívio da dor”, finaliza.