O número de casos da Covid-19 em Teresina continua subindo. Mais 31 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o que aponta o boletim diário da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). No total, a capital já soma 786 casos de Covid-19 e 22 óbitos pela doença.

“Os números estão em crescimento e refletem o afrouxamento do distanciamento social que temos observado nas últimas semanas. Para reverter o quadro, precisamos novamente aumentar o percentual de isolamento na cidade inteira, só assim teremos como reduzir o número de pessoas contaminadas. É imprescindível que os teresinenses evitem sair às ruas e se mantenham em casa o máximo possível”, alertou a enfermeira Francisca Rodrigues, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

A Prefeitura de Teresina tem tomado medidas para diminuir o contágio pelo novo coronavírus em toda a capital, orientando a população a permanecer em casa e somente sair em casos de extrema necessidade, fazendo uso de máscaras. No final de semana, novas medidas de combate à doença foram anunciadas pelo prefeito Firmino Filho, como a proibição de comercialização de eletrônicos, eletrodomésticos e produtos de vestuários nos supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres, além da obrigatoriedade de realização de testes nos trabalhadores dos serviços em funcionamento na capital.

Paralelo a isso, a PMT vem realizando testes por meio de pesquisa sorológica. Neste domingo, (10), a quarta etapa da pesquisa de investigação sorológica para conhecer a situação da pandemia do novo coronavírus na capital foi encerrada. Teresina é a primeira cidade do Brasil a ter essa série de pesquisas e, até a terceira etapa, 2.700 pessoas haviam sido testadas.