A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abrirá amanhã (15), 10 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atendimentos de pessoas com síndrome gripal. Os serviços de urgência e emergência dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estarão funcionando. Devido ao feriado antecipado do Dia do Piauí, a vacinação contra a Influenza será suspensa e retornará na segunda-feira (18).

Abrirão de 8h às 17h as unidades: UBS Portal da Alegria (Sul); UBS Irmã Dulce (Sul); UBS Dagmar Mazza (Sul); UBS Todos os Santos (Sudeste); UBS Novo Horizonte (Sudeste); UBS Poty Velho (Norte); UBS Santa Maria da Codipi (Norte); UBS Taquari (Leste); UBS Planalto Uruguai (Leste); UBS Cidade Jardim (Leste). Dentro da Grande Teresina, a porta de entrada para pacientes com síndromes gripais – ou seja, que apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19 – é a Atenção Básica. “O paciente com sintomas do novo Coronavírus é atendido por médicos e enfermeiros treinados para avaliar e classificar sua situação como leve, moderada ou grave”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS.

“Para os casos leves, o paciente será orientado para o isolamento domiciliar com prescrição medicamentosa. Em casos graves, a equipe acionará o SAMU, que levará o paciente para uma unidade hospitalar dentro da rede do município”, completa o diretor.

Kledson Batista prossegue explicando o que o paciente deve fazer em casos mais graves, com sintomas como febre persistente por mais de 48 horas, falta de ar e mal estar intenso: “Nesta situação, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade hospitalar do município, seja uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital – com exceção do Hospital do Monte Castelo, que foi designado exclusivamente para internação, referenciado pelos outros locais, ou seja, para pacientes que chegam de ambulância”, orienta.

Em casos de dúvida, a FMS disponibiliza ainda o serviço Alô Saúde Teresina, pelo número 0800 291 0084, que funciona de segunda a sábado. “Neste telefone, estão disponíveis médicos que irão orientar não apenas em relação aos assuntos de saúde em geral, como também sintomas de síndromes gripais, para esclarecer sobre qual lugar procurar e em que momento”, pontua o diretor de Atenção Básica da FMS.