Ascom/FMS

A Prefeitura ampliou o Alô Saúde Teresina. O serviço já realizou 12.700 atendimentos desde a sua criação em 20 de abril, e disponibiliza, a partir de agora, uma rede de 50 médicos para atender, por telefone, pessoas com problemas básicos de saúde. O objetivo de expandir esse modelo de assistência é diminuir a circulação de pessoas em hospitais durante a pandemia do Coronavírus.

Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o telefone 0800 291 0084. Pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas básicos de saúde podem ligar de segunda a sábado, das 8h às 20h. As pessoas que necessitam de atendimento psicológico podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, também das 8h às 20h.

“O Alô Saúde Teresina é uma experiência exitosa da FMS, na qual utilizamos a tecnologia para beneficiar a população. As pessoas não precisam sair de casa e podem ter contato com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19. Os psicólogos também estão atuando nessa linha”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto.

Quem aprovou o atendimento do 0800 foi a dona de casa Maria Divina Pereira. Ela conta que o seu companheiro Valdir Alves sentiu dor em decorrência de complicações da cirrose. “Fiquei agoniada, mas o médico foi muito bom. Ele explicou tudo direito e indicou que fôssemos ao posto de saúde do Memorare, onde recebemos medicações”, relata.

Ao ligar para o 0800, a população é atendida por uma Unidade de Resposta Automática. Em seguida, um operador repassa orientações sobre a Covid-19 e coleta dados do paciente, preenchendo um prontuário de atendimento. Se houver necessidade, a ligação é transferida para médico ou psicólogo.