Dados da startup InLoco apontaram que cerca de 59,7% dos teresinenses aderiram ao isolamento social neste domingo (17). Em comparação com o final de semana anterior, na sexta-feira (15), feriado antecipado pelo Dia do Piauí, e no sábado (16), dias em que o Governo do Estado decretou lockdown parcial em todo o Piauí, os índices foram elevados.

Na sexta-feira da semana passada, apenas 43,2% dos teresinenses permanceram em casa. Já nesta sexta (15), feriado estadual, o índice de isolamento subiu 9,4 % alcançando o percentual de 52,6 %. No sábado, reduziu para 49,6%.

O monitoramento é baseado em informações de localização de 217 mil aparelhos de celular na cidade. Pelo levantamento, o bairro Matinha registrou o maior índice de isolamento social no domingo, marcando 68,1%. Foi seguido pelo Distrito Industrial com 68,05% e Porenquanto que registrou 67,8% de moradores ficando em casa. Os menores índices foram registrados nos bairros Angélica (46,40%), Portal da Alegria (50,75%) e Flor do Campo (46,40%).

A Prefeitura de Teresina também está acompanhando os índices de isolamento social através de informações geradas pelas operadoras de telefonia celular. Segundo essa base de dados, que reúne informações de mais de 1,4 milhão de linhas telefônicas, 57,5% das pessoas cumpriram as regras de distanciamento no domingo.

Os índices da capital ainda estão bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%. O prefeito Firmino Filho alerta sobre a importância dos teresinenses permanecerem em casa.

“Estando em nossas residências poderemos proteger e salvar vidas. Nos motiva muito perceber que a população aos poucos tem compreendido esta importância de ficar em casa. Mas não podemos relaxar. Precisamos melhorar os índices, principalmente nessas regiões onde as taxas ainda estão muito abaixo do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais autoridades sanitárias. Estamos nos aproximando de um cenário crítico, e é necessário que a gente possa cumprir as orientações para diminuir a propagação do vírus para salvar vidas”, reforçou o prefeito Firmino Filho.