O prefeito Firmino Filho participou, na noite desta terça-feira (19), de uma live promovida pela empresa Comax Contabilidade. Com o tema “Novos rumos, ações e desafios para Teresina em razão da pandemia”, pautas como combate à Covid-19, planejamento para retorno das atividades e impactos gerais da pandemia foram discutidas. A live foi mediada pelo professor e contador José Corsino.

De acordo com o prefeito, a pandemia trouxe uma crise de grandes repercussões em vários setores que marcará a história do planeta. “Temos que ter consciência que deveremos criar um novo conceito de ‘normalidade’. Após o fim disso tudo, teremos que buscar novos rumos para voltar à vida normal. E, para isso, precisaremos usar muito a tecnologia”, disse Firmino.

O prefeito disse acreditar em novas possibilidades que podem surgir através do uso de tecnologias e que empresas e os setores público e privado podem se beneficiar disso. “Eu acredito que o século XXI está começando, de fato, agora. Então precisaremos nos reinventar, usar nossa criatividade e inteligência, nossa capacidade de empreendedorismo para aproveitar as novas tecnologias que estão surgindo em nosso benefício”, avaliou.

Ele citou o exemplo da telemedicina, que nunca esteve tão em evidência como agora. “Esse é apenas um dentre vários exemplos que estão surgindo, trazendo novas oportunidades para que todos se reinventem, busquem novos caminhos, pois tudo deverá ser repensado para a segurança e preservação de vidas. A educação também deverá ser repensada. Vamos precisar como nunca da capacidade criativa do nosso povo”, disse.

Firmino também citou o lado negativo da tecnologia, como a explosão de fake news. “Além da crise sanitária e econômica que estamos vivendo, temos ainda a crise de comunicação por conta das fake news, que provocam desinformação e precisam ser combatidas. É preciso ter discernimento e muito cuidado com as notícias que consumimos, filtrar essas informações, pois elas geram equívocos perigosos”, disse.

Perguntado se Teresina já está em condições de voltar às atividades econômicas, Firmino foi cauteloso e disse que a Prefeitura está seguindo protocolos para que essa reabertura seja gradual e segura para os cidadãos. “Nossa prioridade sempre será preservar vidas, nem que para isso precisemos adotar medidas extremas. Vamos fazer tudo de forma planejada, com organização, para reduzir ao máximo o impacto dessa crise para o nosso povo”, assegurou.

Encerrando a live, o prefeito deixou uma mensagem para os teresinenses. “Estamos passando por noites escuras, mas não temos dúvida que vamos vencer. Sairemos dessa mais fortalecidos, mais unidos, mais humildes. Estamos todos no mesmo barco e juntos venceremos mais essa batalha”, finalizou.