O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar reforçou as equipes de profissionais para agilizar a entrega dos exames de urgência das unidades públicas de saúde da capital. De março a abril, o laboratório municipal realizou 65.053 exames de urgência, um aumento de quase 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 49.577 exames.

“Nossas demandas de exames ambulatoriais, ou seja, aqueles não urgentes, tiveram uma queda nesse período da pandemia de Covid-19, muito em razão das medidas de distanciamento social. Enquanto isso, nosso número de exames de urgência aumentou. Decidimos reforçar nossas equipes de profissionais para que os resultados saiam o mais rápido possível. Essa medida visa dar mais agilidade ao fluxo dos atendimentos em saúde na rede SUS”, diz Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacellar.

Em 2019, nos meses de março e abril, foram realizados 340.152 exames ambulatoriais. No mesmo período de 2020 foram 161.202 exames. Uma queda de 53%. O laboratório Raul Bacellar atende toda a rede SUS em Teresina, o que inclui 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outros.

O laboratório municipal realiza exames nas especialidades de bioquímica, hematologia, imuno-hormônios, uroanálise, baciloscopia, citologia e parasitologia. Atualmente, o Laboratório Raul Bacellar conta com uma equipe de 135 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica.

“Com a modernização, os resultados dos exames solicitados com urgência saem em até três horas. Já os de rotina estão disponíveis em até três dias. Qualquer usuário pode acessar o resultado de seu exame por meio do site da Fundação Municipal de Saúde”, diz Evelma Vasconcelos.

Todo os postos de coleta do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar são informatizados, o que possibilita a impressão dos resultados dos exames na própria unidade de saúde. O paciente pode acessar os resultados por meio de qualquer computador ou celular, pelo site da Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do link http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site  www.pulsesaude.com.br .