Teresina continua registrando um índice de isolamento social abaixo dos 50%, na última quarta-feira (20) esse percentual ficou em 44,7%. Esse dado é bem inferior ao que a capital registrou nas suas primeiras semanas de implantação de medidas restritivas e também está bem abaixo do índice mínimo considerado eficaz, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Quando observado por região da cidade, a zona leste ocupa o primeiro lugar do ranking, com um isolamento social de 45,89%; seguida da zona centro-norte, com 44,90%. Logo depois vem a zona sul, com 43,40% de sua população respeitando a determinação de ficar em casa. Em último lugar está a região sudeste de Teresina, uma das mais populosas da capital, com um percentual de 41,90%.

Os bairros que mais respeitam o isolamento social em Teresina são Ininga (55,65%), Jóquei (52,95%), Mafuá (52,90%), Cabral (51,20%) e Lourival Parente (50,73%). Na outra ponta da tabela, os bairros que mais desrespeitam as determinação de ficar em casa são Vila São Francisco (43,20%), Santa Rosa (43,20%), Colorado (43,30%), Porenquanto (43,35%) e Itararé (43,48%).

O monitoramento é realizado diariamente pela startup recifense InLoco, que colhe as informações por meio de georeferenciamento, usando dados de deslocamento colhidos a partir dos smartphones de pessoas residentes em Teresina.

A Prefeitura de Teresina também está acompanhando os índices de isolamento social através de informações geradas pelas operadoras de telefonia celular. Segundo essa base de dados, que reúne informações de mais de 1,4 milhão de linhas telefônicas, 53,8% dos teresinenses permaneceram em casa na quarta-feira (20).

Para estimular as pessoas a ficarem em casa e obedecerem as recomendações de isolamento social, a Prefeitura de Teresina encaminhou para a Câmara Municipal projeto de lei solicitando antecipação do feriado municipal do dia 08 de dezembro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A solicitação foi aprovada e o feriado será antecipado para esta sexta-feira (22).