Renato Bezerra/PMT

As zonas Sul e Leste de Teresina começam a receber lavatórios em espaços públicos como estratégia de combate a proliferação do novo coronavírus. Os equipamentos já haviam sido instalados em vários pontos estratégicos na região Sudeste da cidade que ainda recebem um bom número de pessoas, a exemplo dos mercados públicos.

Na zona Sul, foram instalados dois lavatórios no mercado do Parque Piauí na última quinta-feira (21). De acordo com o superintendente, Paulo Roberto, novos equipamentos serão implantados a partir da segunda-feira, sendo dois no mercado da Piçarra, dois no mercado da Vermelha, um no cemitério Santa Cruz, um no cemitério Dom Bosco, um na sede da superintendência e outro na gerência de Serviços Urbanos.

O equipamento possui duas pias, torneiras, sabão líquido e papel toalha. “Manter a freqüência na higienização das mãos é muito importante na prevenção do Coronavírus. Acreditamos, portanto, que a disponibilização destes lavatórios em locais públicos seja uma valorosa contribuição nesta ação. Todos devem utilizar”, destacou Paulo Roberto.

Na zona Leste, já receberam as instalações dos lavatórios o Mercado do Peixe; Praça Cidade Jardim; Ponto dos Taxistas, no bairro Morada do Sol; Ponte Estaiada, na sede da vice-prefeitura e no estacionamento da sede da SDU Leste. Ainda nesta sexta-feira, será instalado um lavatório no Hospital de Campanha do Complexo Badminton, na UFPI.

O superintendente executivo da SDU Leste, Ângelo Cavalcante, frisa a importância de manter as mãos limpas, de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde. “Tão importante quanto ficar em casa é o ato de lavar as mãos com frequência. Já é comprovado pelos órgãos de saúde que manter a higiene é uma das medidas eficazes que podemos adotar contra a pandemia que assola nosso país e mundo. Por isso, a Prefeitura, por meio das SDUs, vem fazendo a sua contribuição para possibilitar que os trabalhadores mantenham esse cuidado”, pontua.

Na zona Sudeste, já existem lavatórios no Mercado Dirceu I, Mercado do Renascença, Mercado Dirceu II e na agência da Caixa Econômica do mesmo bairro. A SDU Centro/Norte também já implantou 16 lavatórios, sendo seis no mercado do Mafuá, seis no mercado Central e outros quatro no mercado do São Joaquim.