Para estimular o aprendizado dos alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional durante a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, em razão do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) lançou uma Plataforma dentro do seu site para que os estudantes participem de aulas remotas ofertadas pelos professores. A página começou a funcionar esta semana.

Lá são disponibilizadas aulas online, além de dicas de leituras, links para sites educacionais, atividades práticas, testes e atividades pedagógicas que exercitam a mente dos educandos. O objetivo é também integrar a família, já que as atividades propõem a participação dos pais, tudo sem sair de casa.

Valdete Silva, coordenadora do Cidade Olímpica, explica que os professores estavam usando o Whatsapp para interagir com os alunos, enviando listas de exercícios e gravando pequenos vídeos e podcasts explicando os conteúdos. “Para realizar o acompanhamento, os alunos tiravam fotos de algumas respostas e mandavam no grupo ou gravavam vídeos explicando alguns desafios postos. Dado o volume de mensagens, tivemos dificuldades de acompanhar quem estava realmente se envolvendo nas aulas e foi aí que retomamos uma ideia antiga de termos uma plataforma modlle para ampliarmos a carga horária do Programa e termos contato com o aluno durante a semana. Agora colocamos a ideia em prática e estamos, com a plataforma, interagindo com o aluno, acompanhando sua frequência e com possibilidade de uso de várias atividades e comunicação num único espaço”, destaca.

O Programa Cidade Olímpica Educacional é uma ação da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, que objetiva ampliar o desempenho escolar dos alunos, preparando-os para olimpíadas educacionais, fazendo com que o aluno se reconheça como sujeito de sua aprendizagem e busque sua superação acadêmica e sociocultural, melhorando sua autoestima e tornando-se referência positiva para os demais estudantes da rede.