Todos os servidores públicos que estão trabalhando presencialmente nos órgãos da Prefeitura de Teresina serão submetidos ao teste rápido de Covid-19. Esta semana, serão testados 2.273 servidores dos órgãos da administração direta e indireta. Até agora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já testou mais de oito mil servidores da saúde e esta semana está sendo a vez dos profissionais que atuam nos demais órgãos. A medida visa cumprir os Decretos nº 19.735/2020 e nº 19.772/2020, assinados pelo prefeito Firmino Filho.

“O nosso objetivo é testar todos os servidores até o final desta semana. Os testes são disponibilizados para servidores ativos, que estão desenvolvendo as suas funções no seu posto de trabalho. Com a ação, iremos contribuir para cuidar da saúde dos trabalhadores e para conter a disseminação do novo Coronavírus”, explica Jesus Mousinho, diretora de Atenção Especializada da FMS.

Os testes estão sendo realizados de forma programada, em que cada órgão informa ao servidor o dia e o horário da coleta, conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA) em parceria com a FMS.

Os servidores que apresentem resultados de infecção recente positiva serão afastados de suas atividades laborais por um período mínimo de sete dias, podendo esse tempo ser acrescido, a critério médico. “Os testes em servidores são mais uma estratégia do poder público municipal no monitoramento da saúde e que contribui para traçar a situação da pandemia de Covid-19 em Teresina”, pontuou Jesus Mousinho.