O prefeito Firmino Filho participou na noite desta quarta-feira (28) de uma live com o presidente da Associação Comercial de Maceió (AL), Kennedy Calheiros, mediada pelo jornalista alagoano Carlos Melo. O encontro virtual tinha como tema o impacto da pandemia na economia das cidades nordestinas, fazendo parte de um projeto do portal de notícias alagoano Cada Minuto.

De acordo com o mediador, o prefeito foi convidado a participar da live porque Teresina vem apresentando bons resultados no combate à pandemia do novo coronavírus. “Queremos ouvir a experiência do prefeito da cidade, que também é economista, sobre a gestão nesse momento de crise”, disse o jornalista Carlos Melo.

O prefeito afirmou que Teresina adotou o isolamento social logo no início da pandemia, o que fez com que a cidade demorasse a apresentar elevado número de casos. “Resolvemos agir com antecedência, sem esperar o cenário se agravar, o que se mostrou uma decisão muito acertada. Conseguimos, por exemplo, evitar que nosso sistema de saúde entrasse em colapso como observamos em outras capitais do Nordeste, como São Luís, Recife e Fortaleza”, disse Firmino.

Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió, perguntou ao prefeito como a Prefeitura de Teresina pretende programar a retomada das atividades comerciais, ao que o gestor respondeu que ela deve acontecer de forma gradual e segura. “Nossa cidade ainda não atingiu o pico da doença, ainda estamos na curva crescente, o que indica que as medidas de proteção e isolamento devem permanecer. Nosso foco sempre foi e sempre será preservar vidas e vamos continuar trabalhando para isso. Estamos obedecendo aos protocolos dos órgãos de saúde, ouvindo estudiosos, analisando dados, conversando com empresários e trabalhadores, tudo isso para tomar as decisões certas nas horas certas”, disse o prefeito

Sobre perspectivas para o futuro, Firmino disse acreditar que toda crise também traz novas oportunidades. “É claro que essa crise sanitária provocou um caos na economia do mundo, mas acredito que ela também vai trazer boas oportunidades para o futuro. Esse é o momento em que precisamos nos reinventar, usar nossa criatividade e inteligência e, sobretudo, aproveitar as novas tecnologias em nosso benefício”, pontuou

Firmino também citou a necessidade de maiores investimentos, por parte dos governos e dos setores privados, em desenvolvimento da ciência, das universidades e centros de pesquisa. “Está mais do que provado que só investindo em ciência, em pesquisa e tecnologia estaremos munidos para enfrentar crises como essa com menores impactos. Tudo começa com a educação, é nela que devemos investir mais se quisermos ter melhores resultados”, disse.

Encerrando sua participação na live, o gestor municipal afirmou que Prefeitura e Governo do Estado vêm mantendo um bom diálogo sobre a gestão da crise no Piauí e que para as próximas semanas é esperada a expansão de novos leitos de UTI em Teresina. “Estamos trabalhando juntos e focados na preservação de vidas, pois a economia pode ser recuperada, uma vida perdida, não”, encerrou o prefeito.