O prefeito Firmino Filho se reuniu, nesta quinta-feira (29), através de videoconferência, com conselheiros do Orçamento Popular, para tratar sobre o atual momento de pandemia e expor o cenário em que Teresina está inserida neste momento. O gestor recebeu apoio dos conselheiros em relação às ações já executadas na capital e respondeu às perguntas feitas por eles.

Sobre a retomada das obras do Orçamento Popular, o prefeito explicou que ainda não há uma data. “Nós só teremos uma retomada das atividades econômicas quando tivermos um cenário seguro para que isso aconteça”, afirmou, explicando que apenas obras emergenciais, essenciais e da área da saúde estão sendo executadas na capital.

Firmino disse ainda que a ideia neste momento é acelerar os projetos e processos licitatórios de obras que estão previstas para Teresina. “Isso é importante para que, quando as atividades retomarem, nós tenhamos um grande número de obras licitadas para iniciarmos, o que ajudará na retomada da economia”, disse.

O gestor apresentou aos conselheiros a situação de Teresina, mostrando dados e gráficos da pesquisa sorológica que vem sendo realizada há algumas semanas na capital. “Os dados nos mostram que estamos em um momento crítico e nas próximas semanas ainda enfrentaremos dias difíceis. Estamos em plena expansão da doença e retornar com as atividades agora seria uma grande irresponsabilidade. Dessa forma, é muito importante ainda que possamos reforçar o isolamento social”, pontuou.