Com o objetivo de zelar pela limpeza da cidade, as SDUs, por meio das equipes de limpeza das Gerências de Serviços Urbanos, estão destinando ações de zeladoria em várias partes da capital. Nesta quinta-feira (28) os profissionais que compõem as equipes de limpeza estão executando serviços de roço, capina, varrição, trasbordo e podas em avenidas e ruas das quatro zonas de Teresina.

Na zona Leste, as ações de limpeza estão percorrendo 14 bairros da região, dentre eles o Vale do Gavião, Pedra Mole, Ininga, São Cristóvão, Cidade Leste, Vale Quem Tem, Morada do Sol, Satélite, Horto e Planalto Uruguai.

As ruas e avenidas que estão recebendo as atuações das equipes de limpeza são Presidente Kenndy, Nicanor Barreto, Raul Lopes, Zequinha Freire, Homero Castelo Branco, João XXIII, Fontes Ibiapina, Visconde de Parnaíba e Governador Joca Pires, dentre outras.

Sobre os serviços desempenhados pela GSU da Leste, o gerente Renato Lopes explica que a ação é feita por etapas para garantir a manutenção de todos os espaços públicos da região. “Sabemos que estamos enfrentando um momento de crise com a pandemia do novo coronavírus, mas estamos atuando de forma consciente para garantir a segurança e a saúde de todos. Estamos atuando com trabalhos intensos para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores da região”, declarou.

Na zona Sudeste, a SDU está intensificando a limpeza das vias e espaços públicos na região. As equipes atuam nos bairros Extrema, Pedro Balzi, Curva São Paulo, Loteamento Manoel Evangelista, Gurupi, Vila da Guia, Dirceu I e II e São Sebastião, entre outros.

“A estratégia é que, com a baixa circulação de pessoas durante este período de isolamento social, possamos acelerar o cronograma de limpeza nos bairros. É um serviço que possui grande demanda da população e que, portanto, não pode parar”, afirma Isaac Meneses, superintendente da SDU Sudeste.

Em relação à zona Centro/Norte, o gerente de Serviços Urbanos da SDU, José Neto, informou que as equipes de limpeza fazem esse serviço diário em vários pontos da cidade. “Estamos presentes em toda zona Norte e no Centro, mas precisamos da ajuda da população no sentido de acondicionar bem o lixo e não descartá-lo em local inadequado”, alerta.

Os bairros Piçarra, Mocambinho, Buenos Aires, Santa Maria, São Joaquim, Acarape, Nova Teresina e Centro recebem as ações de limpeza. Há ainda equipes nas praças na área central da cidade.

Já na zona Sul, cerca de dez bairros receberam equipes de limpeza da Superintendência. O pessoal que atua na capina, por exemplo, vai trabalhar em bairros como o Redenção, São Pedro, Pio XII, Cristo Rei, Macaúba e outros.

A SDU Sul também mantém em atividade as equipes de limpeza de galerias, praças e áreas verdes. A galeria a ser limpa nesta quinta é a da Rua Sete de Setembro, no bairro Macaúba. A Praça do Ipê, no Saci, também será contemplada com o atendimento.

Ao todo, a SDU Sul está com 22 equipes trabalhando nesta quinta-feira, divididas entre ações de capina, limpeza de galerias e áreas de transbordo, limpeza de galerias e outros.

A população pode colaborar com esses serviços através do aplicativo Colab, enviando fotos e a localização exata dos pontos que precisam de limpeza e fiscalização. O Colab está disponível para celulares Android e IOS.