Combinada ao isolamento social, a higiene das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenção da Covid-19. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lourival Parente, zona Sul, instalou uma pia na entrada da unidade para que todos possam higienizar as mãos antes de entrar e, assim, poder prevenir a disseminação do novo Coronavírus. Todas as unidades de saúde de Teresina estão empenhadas em prevenir a Covid-19.

“É de suma importância a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente neste momento de pandemia.  Durante todo o dia nossas mãos são expostas aos mais diversos tipos de bactérias e microrganismos, seja em casa, no trabalho e, principalmente, nas ruas. Por conta disso, uma higienização constante é considerada mais do que essencial”, diz Thiago Ibiapina, coordenador da UBS Lourival Parente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. É a rotina mais simples e eficaz na prevenção e controle da disseminação de microrganismos e deve ser realizada sempre após tossir, espirrar, mexer com dinheiro, usar o banheiro, limpar o nariz e cumprimentar pessoas.

“Gostei muito na iniciativa da unidade. Estou acostumada a sempre lavar as mãos, imagino que essa limpeza impede muitas infecções”, diz a usuária da UBS do Lourival Parente, Viviane Pinheiro. A UBS Lourival Parente atende em média 50 pessoas por dia, com três Equipes de Saúde da Família.