Alunos e professores da Escola Municipal Parque Itararé estão utilizando uma ferramenta online para exercitar o aprendizado durante a pandemia. Com a suspensão das aulas, desde março, as atividades estão sendo realizadas de forma remota, com os alunos em casa. O professor José de Jesus criou o projeto “Diálogos de Classe”, com a turma reunida no aplicativo Google Meet.

O professor se comunica com os alunos por videochamada coletiva. Além de aulas com foco na leitura e escrita, o bate-papo é também sobre motivação, uma forma de minimizar a saudade da sala de aula e dos colegas. Quando preciso, até os pais e a diretora participam, ajudando na organização dos encontros virtuais.

“Desde o início do período de isolamento estou em contato constante com os alunos das minhas turmas. Levo dicas e trabalho a autoestima deles, pontos importantes que devem ser fortalecimentos nesse momento complicado pelo qual estamos passando”, comenta o professor José de Jesus.

Para ele, é preciso reinventar a interação enquanto as aulas não são retomadas. “Nossos diálogos acontecem em um clima descontraído, exercitando a mente, pois não podemos parar”, disse.