Devido a pandemia da Covid-19, o professor de educação física do Polo de Academia da Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Ressurreição, José Neto, está realizando aulas on-line para suas alunas. A orientação virtual acontece todos os dias, às 7h,  através do Instagram @jose_neto_catatau.

“Iniciei um modelo experimental de orientação de atividades físicas para as usuárias da Academia da Saúde. As orientações da Organização Mundial de Saúde são para manter o condicionamento físico sem aglomeração e acreditamos ser uma estratégia viável para esse momento de pandemia”, diz José Neto.

Ele realizava, antes da pandemia, aulas de ginástica, treino de força, yoga, capoeira e atividades com cadeirante no Polo da Academia da Saúde – PAS, que é um espaço interdisciplinar que objetiva a promoção da saúde através da atividade física e atividades integrativas da comunidade do território no qual está localizado.

O Polo de Academia da Saúde da UBS Alto da Ressurreição foi o primeiro a iniciar as atividades em Teresina em maio de 2017 e faz uma homenagem póstuma ao “Prof. Raimundão”, do curso de Educação Física da UFPI. Aproximadamente, 400 pessoas têm cadastro no local para realizar atividades físicas.