As praças da área central e da zona Norte da cidade estão passando por um mutirão de limpeza durante esta semana. Nesta segunda (1), as equipes da Prefeitura estão fazendo capina, varrição, faxina geral e poda alta nas seguintes praças: do Jacinta Andrade, da Igreja São Raimundo, da Rua III e da Rua Lourival Mesquita.

O trabalho está sendo realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte, através da Gerência de Serviços Urbanos (GSU). Apesar da redução da quantidade de pessoas circulando no Centro da cidade, as praças continuam recebendo serviços de manutenção.

A engenheira e coordenadora da ação, Araci Parente, explica que o mutirão tem como objetivo proporcionar aos moradores espaços públicos mais seguros para todos. “Em alguns locais o acúmulo de sujeira e mato tem facilitado a ação dos vândalos e ameaçado a segurança das pessoas. Por isso resolvemos, nesta semana, fazer esse mutirão de limpeza”, diz.

Araci alerta que os moradores precisam colaborar para que essas áreas permaneçam limpas. “As pessoas que moram próximos a essas praças podem nos ajudar na conservação delas. Estamos limpando, mas é necessário o cuidado com as praças, pois esse é um espaço para uso de todos”, enfatiza.

A engenheira enfatiza que, por causa da pandemia, as pessoas precisam manter o isolamento social, mas quando tudo passar as praças precisam estar limpas para receber a população. “É importante manter o isolamento social, pois assim estamos evitando a contaminação. As pessoas devem sair de casa somente em situações de extrema necessidade, entretanto a limpeza dos espaços públicos é essencial para todos”, complementa.

A GSU também alerta aos moradores que preservem suas calçadas para que não haja proliferação de vegetações. Conforme prevê o Código de Postura do Município, através da Lei n° 3610, é de responsabilidade dos proprietários manterem suas calçadas em boas condições, evitando passeios obstruídos, danificações e falta de acessibilidade.

A população pode colaborar com esses serviços através do aplicativo Colab, enviando fotos e a localização exata dos pontos que precisam de limpeza e fiscalização. O Colab está disponível para celulares Android e IOS.