Os parques ambientais de Teresina seguem fechados para uso público, em cumprimento aos decretos referentes ao isolamento social, mas os serviços de limpeza e manutenção desses equipamentos urbanos estão sendo mantidos. Os parques Estação Cidadania, Matias Matos, Macaúba, Encontro dos Rios, Jardim Botânico e Parque da Cidade, administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) continuam recebendo ações de varrição, capina e limpeza das áreas de uso comum.

Com um cronograma de trabalho reduzido e adotando as devidas medidas de segurança, as equipes têm se revezado para garantir a conservação das estruturas físicas e o bem-estar dos seres vivos que habitam esses espaços. Nos parques Matias Matos (Mocambinho) e Estação Cidadania (Centro), por exemplo, os profissionais também direcionam um cuidado especial para os corpos d’água existentes nesses locais, onde vivem peixes, patos e gansos, que recebem uma alimentação apropriada.

Segundo o Coordenador de Parques Ambientais da SEMAM, Cláudio Roberto Morais, além dos serviços de varrição, capina, limpeza de quadras, banheiros e outras áreas de uso comum, as equipes da Prefeitura de Teresina auxiliam na manutenção da cobertura vegetal.

“Temos identificado a necessidade de realizar podas preventivas de alguns indivíduos arbóreos, com a retirada de galhos secos e equilíbrio da altura das copas, isso melhora a saúde das árvores e reduz os riscos de danos diversos, trabalho esse que é realizado mediante autorização de técnicos da pasta. A inserção de novas árvores também tem sido feita constantemente, além do cuidado com aquelas já existentes. Temos nos empenhado para manter esses equipamentos em boas condições para receber o público quando as atividades forem retomadas”, explica Cláudio Roberto.

Assim como os parques ambientais, outras áreas públicas de recreação, lazer e práticas esportivas da capital continuam com o funcionamento suspenso até segunda ordem, uma das medidas aplicadas pelo município para enfrentar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19).