A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) realizou reunião através de videoconferência com todos os diretores das escolas de ensino fundamental, com o objetivo de apresentar as diretrizes que a secretaria sistematizou para a retomada do calendário escolar em Teresina.

Segundo a secretária Executiva de Ensino, Irene Lustosa, a SEMEC apresentou uma proposta de retomada através de atividades pedagógicas não presenciais. “Nesse momento não temos previsão de retomada presencial, então a proposta de aulas não presenciais foi apresentada primeiramente aos diretores de todas as escolas de ensino fundamente, posteriormente será apresentado também aos diretores da educação infantil”, destaca.

Irene explica ainda que a ideia é que cada escola elabore seu plano de ação definindo todas as suas estratégias. “É de grande importância à adesão das escolas. A SEMEC apresentou um conjunto de estratégia para cada grupo de alunos, e as escolas irão se organizar para que a partir do dia 8 de junho já inicie as atividades escolares envolvendo os estudantes”, comenta.

Na Escola Municipal Mocambinho, zona Norte de Teresina, os docentes já começaram a planejar ações de ensino neste momento de pandemia. Segundo Diogenes Meireles, diretor da escola, foi realizada reuniões de forma virtual dividida em dois momentos, primeiro com professores de 3° ao 5° ano, e no segundo com professores dos anos finais.

“Vamos juntos com a secretaria de educação alcançar os alunos com atividades e vídeo aulas, para que possamos avançar e continuar obtendo uma educação de qualidade. A escola vai usar a plataforma do Google Drive, Grupos de WathsApp por ano escolar e atividades impressas para os alunos que não possuem Internet. Vamos disponibilizar a internet da escola paga pelo programa  Educação Conectada, para que semanalmente os alunos possam ir a escola em horário marcado sem aglomeração para baixar as vídeos aulas e receber as atividades”, conclui o gestor.