Ascom/Semam

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5), o alerta sobre a necessidade de cuidar mais do nosso patrimônio natural foi protagonizado por moradores do bairro Saci, zona Sul de Teresina. Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), eles plantaram cerca de vinte ipês brancos para recompor a vegetação da Praça Gentil Macêdo, que há mais de um ano estava sem cobertura verde em decorrência do corte ilegal de diversas árvores.

A praça foi inaugurada há aproximadamente 37 anos e é um dos pontos de socialização da comunidade que reside no seu entorno, que vivia descontente com a situação da área pública.

Para o secretário da SEMAM, Olavo Braz, a ação mostra a importância do esforço coletivo para preservar o meio ambiente, aliando o anseio de uma comunidade ao papel da gestão pública. “Nessa data em que o mundo volta seu olhar para a questão ambiental, decidimos apoiar essa ação para mostrar que todos podem, por meio de atitudes simples, contribuir para preservar o meio ambiente, e que o esforço não deve partir somente do poder público, já que os benefícios são universais”, pontua.

A ação dos moradores foi mobilizada com o empenho do ambientalista Dionísio Neto, que também inseriu mudas de árvores nativas em outros pontos da região.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 5 de junho de 1972, em virtude da Conferência de Estocolmo, a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano.

A data tem o propósito de chamar atenção da sociedade sobre a importância do uso saudável e sustentável do planeta e de seus recursos, por isso, nesse dia devem ser realizadas atividades de proteção e preservação ambiental.