O índice de isolamento social em Teresina foi de 41,20% na última segunda-feira (08), é o que apontam os dados registrados pela Startup Inloco, que realiza o georreferenciamento de smartphones na cidade, monitorando a localização dos usuários. Em comparação com a segunda-feira da semana anterior, dia 01 de junho, que registrou índice de 43,3%, houve uma queda de 2,1% no distanciamento social na cidade no primeiro dia da semana.

Apesar de todas as medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Teresina no sentido de conter o avanço do novo coronavírus no município, os dados colhidos pelas duas bases de dados usadas pela Prefeitura apontam que os índices de isolamento figuram bem abaixo dos 73% recomendados pelos órgãos de saúde.

A Startup Inloco também consegue mensurar os índices de isolamento nas regiões da cidade, apontando que na última segunda a região que apresentou maior índice foi a Leste, com 42,19%, seguida pela região Centro/Norte, com 40,92%, e a Sul, com 40,16%. A que apresentou pior índice foi a região Sudeste, onde apenas 39,75% dos moradores obedeceram as normas de distanciamento social.

Os dados da Startup e das operadoras de telefonia celular também registraram que o estado do Piauí apresentou 39,1% de isolamento na última segunda (08). O estado vizinho Maranhão, que atingiu os maiores números de mortes e pessoas infectadas no Nordeste, apresentou 38,2% na mesma data. Ceará e Pernambuco apresentaram números semelhantes de isolamento, com 40,5% e 40,4%, respectivamente. No Brasil, o estado que apresentou maior índice de isolamento foi Rondônia, com 45,8%.

Dados da Covid-19 em Teresina

Teresina contabiliza agora 140 óbitos pela COVID-19. As informações são do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que registrou na última segunda-feira (08) cinco novas mortes pela doença, além de 148 casos confirmados nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 3.457 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus na capital.