O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) entregou nesta quinta-feira (11) a obra de conclusão da Central de Material Esterilizado e a Unidade de Processamento de Roupas. Com estes setores em funcionamento, o HUT economiza com esterilização e lavanderia, serviços antes executados por empresas terceirizadas.

A Unidade de Processamento de Roupas será responsável pela limpeza de todo o enxoval da unidade de saúde, como roupas utilizadas pelos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e peças privativas dos funcionários. O setor conta com máquinas lavadoras, extratoras e secadores.

Já a Central de Material Esterilizado é responsável pela limpeza de alto nível de materiais utilizados na assistência direta dos pacientes, como bandeja cirúrgica e aparelhos de assistência ventilatória. Por conta da demanda, trabalham no local cerca de 100 funcionários do HUT.

“Com a lavanderia própria em pleno funcionamento, teremos uma economia no hospital, já que todo esse serviço era feito fora daqui. Já no setor de esterilização vamos gastar 20% a menos. Inclusive, estamos em processo de encerramento do contrato com as empresas terceirizadas, que estão apenas acompanhando o processo de transição”, explica o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

Além de potencializar a segurança no ambiente hospitalar, os dois setores permitem absorver a demanda que surgiu com o recebimento de pacientes infectados com a Covid-19. “Ao longo dos anos, o HUT passou por diversas ampliações nas áreas assistenciais. Esse módulo entregue hoje veio em um momento importante, no qual temos mais setores funcionando e, consequentemente, mais pacientes”, explica Ana Maria Queiroz, diretora de Enfermagem do HUT.