O professor de educação física do Polo de Academia da Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Ressurreição, José Neto, está realizando aulas on-line para suas alunas, através do canal no YouTube Professor José Neto Catatau e no Instagram @jose_neto_catatau. Qualquer pessoa pode ter acesso às aulas, que acontecem todos os dias, às 7h, e ficam postadas nas plataformas citadas. Com a pandemia da Covid-19, as atividades presenciais do Polo de Academia foram suspensas.

“Iniciei um modelo experimental de orientação de atividades físicas para as usuárias da Academia da Saúde. As orientações da Organização Mundial de Saúde são para manter o condicionamento físico sem aglomeração e acreditamos ser uma estratégia viável para esse momento de pandemia”, diz José Neto.

Ele realizava, antes da pandemia, aulas de ginástica, treino de força, yoga, capoeira e atividades com cadeirante, no Polo da Academia da Saúde – PAS, que é um espaço interdisciplinar que objetiva a promoção da saúde através da atividade física e atividades integrativas, para a comunidade do território no qual está localizado.

O Polo de Academia da Saúde da UBS Alto da Ressurreição foi o primeiro a iniciar as atividades em Teresina, em maio de 2017, e faz uma homenagem póstuma ao “Prof. Raimundão”, do curso de Educação Física da UFPI. Aproximadamente 400 pessoas têm cadastro no local para realizar atividades físicas.