Ascom/SDU Centro-Norte

A Prefeitura de Teresina tem investido na manutenção dos espaços públicos para que eles estejam prontos para receber a população quando a pandemia do novo coronavírus passar. Nas últimas semanas foi a vez das praças do centro e da zona norte da cidade, que receberam o mutirão de capina, varrição, limpeza geral e poda alta da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Centro-Norte). Como resultado do trabalho, que durou duas semanas, foram recolhidas 20 carradas de lixo, material de capina, plásticos e copos descartáveis.

A engenheira e coordenadora da ação, Araci Parente, explica que o mutirão de limpeza nas praças foi pensado com o objetivo de proporcionar para os moradores espaços públicos mais seguros e limpos. “Conseguimos fazer uma limpeza mais completa nessas áreas, que são tão importantes para o lazer das comunidades. No momento, elas estão sem movimento, mas acreditamos que, em breve, as pessoas poderão utilizar esses espaços, seguindo as recomendação da OMS”, disse.

Com a redução das pessoas circulando nas praças, por conta da pandemia, foi possível as equipes de limpeza da Gerência de Serviços Urbanos (GSU) da SDU Centro-Norte fazerem um trabalho completo de capina, poda e coleta de lixo.

Araci explica que a expectativa era que o serviço fosse realizado em uma semana, mas o mutirão foi ampliado para duas semanas. “Na verdade, tínhamos algumas solicitações recorrentes de limpeza de praças, recebidas através do aplicativo Colab e outras que haviam sido identificadas pelas nossas equipes de campo, por isso resolvemos fazer um trabalho focado especificamente nas praças”, disse.

A engenheira enfatiza que as pessoas que moram próximo a essas praças podem ajudar na conservação delas. “Além do material da capina, recolhemos muitos plásticos e copos descartáveis, o que demonstra que estão jogando lixo em local inadequado, por isso precisamos que a população nos ajude a conservar esses espaços limpos, pois esse é um local de uso de todos”, enfatiza.

É importante que os moradores preservem suas calçadas para que não haja proliferação dessas vegetações, pois conforme prevê o Código de Postura do Município, através da Lei n° 3610, é de responsabilidade dos proprietários manterem suas calçadas em boas condições, evitando passeios obstruídos, danificações e falta de acessibilidade.

A população pode colaborar através do aplicativo Colab, enviando fotos e a localização exata dos pontos que precisam de limpeza e fiscalização. O Colab está disponível para celulares Android e IOS.