A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou ontem (12) mais 13 mortes por Covid-19. Já são 186 mortes pela doença na capital. Ao todo, são 4227 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.043 pessoas estão recuperadas.

De 1º de junho ao dia 12 houve um aumento de 691 casos de COVID-19 diagnosticados em Teresina. A Prefeitura de Teresina não está medindo esforços para diminuir os números da doença na capital, mas os casos continuam crescendo.

Durante a pandemia, a Prefeitura de Teresina já instalou 28 leitos de UTI específicos para Covid-19 no HUT e cinco no Hospital do Monte Castelo. Está sendo construído ainda um hospital de campanha que terá 60 leitos de UTI. “Embora a criação e a manutenção de leitos de UTI sejam de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí, a Prefeitura está criando leitos desse tipo para ampliar garantir assistência à população”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Manoel de Moura Neto.

Teresina conta ainda com 21 Unidades Básicas de Saúde que são referência para atender casos de pessoas com síndrome gripal leve, que funcionam todos os dias da semana de 7h às 19h. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e hospitais estão seguindo protocolo de atendimento dos casos graves de síndrome respiratória. A prefeitura disponibiliza ainda aos teresinenses o número 0800 291 0084 do Alô Saúde, com médicos clínicos gerais realizando consultas e tirando dúvidas da população.