Teresina notificou, neste sábado (13), um total de 109 novos casos de COVID-19. De acordo com os dados do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram registrados também 10 novos óbitos nas últimas 24 horas. Agora, a capital registra 4.336 casos e 196 óbitos pela doença, sendo que 1.050 pessoas estão recuperadas.

Dentre os 10 óbitos registrados, sete ocorreram neste sábado, um na sexta-feira (12), outro na quinta-feira (11) e um no mês de maio. Todos os pacientes tinham acima dos 50 anos e apresentavam comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade, asma, além de doenças cardiovasculares, pulmonares e renais. As zonas com maior ocorrência foram Sul (quatro casos), Norte (três casos), seguido das zonas Leste, Sudeste e Centro (um caso em cada).

Os índices de isolamento social em Teresina continuam abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%. Na última sexta-feira (12), a capital registrou o pior índice de isolamento social, apenas 39,3%. A marca é a pior desde o início do levantamento feito pela Prefeitura de Teresina, a partir de março, para avaliar o cumprimento das medidas que pretendem diminuir a disseminação dos casos de Covid-19 na cidade.

“O mundo está enfrentando um momento muito difícil. Além de lamentar os óbitos e estender nossa solidariedade às famílias, informamos que a Prefeitura está seguindo o plano de contingência, mas reiteramos à população que devem ser mantidos os cuidados com a higiene. Pedimos também que só saiam de casa se for estritamente necessário”, afirma o presidente da FMS, Manoel de Moura.