Ascom/Semec

Começa nesta segunda-feira (15) o regime especial de atividades não presenciais da Rede Municipal de Ensino de Teresina para os estudantes das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para retomar o calendário letivo e ainda manter as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus, a equipe da EJA organizou um sistema de aulas à distância.

Na semana passada, os diretores e pedagogos das escolas da Prefeitura participaram de um encontro virtual com a coordenadora da EJA na SEMEC, Ana Vitória Carvalho. O grupo acertou os últimos detalhes para o início das atividades, que devem utilizar múltiplos recursos. Ana Vitória pediu apoio dos gestores. “Estamos em um novo momento e precisamos nos reinventar, utilizar todas as ferramentas a favor do aprendizado dos nossos alunos. Vamos fazer o melhor que podemos com o que temos agora”, disse.

A equipe planejou o envio de videoaulas e atividades pedagógicas pelo uso do aplicativo WhatsApp, além da entrega de atividades impressas, que acontecerão nas escolas de forma programada entre a gestão, professores e estudantes. Os professores enviarão todas as atividades de acordo com um cronograma do planejamento.

Ana Vitória reforça que o regime especial de atividades foi pensado para que os alunos retomem o ritmo de aprendizado e as aulas possam ser contabilizadas como parte do calendário escolar. “Distribuímos as disciplinas de forma a contemplar conteúdos diversos e assim os estudantes das 29 escolas que possuem turmas da EJA possam retornar ao ritmo de aprendizagem mesmo de forma diferenciada nesse momento”, afirma.