Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde informa que, a partir de agora, em caso de mordida de cachorro, gato ou animal silvestre, as pessoas devem se dirigir ao Hospital da Primavera para tomar a vacina antirrábica. Antes da pandemia do Coronavírus, o serviço era disponibilizado no Hospital Natan Portela de Teresina.

“Após a agressão pelo animal, o paciente deve lavar o local do ferimento com água e sabão e procurar atendimento no Hospital da Primavera. O médico avalia o caso e define a melhor conduta. Esse protocolo deve ser iniciado o mais rápido. Quanto ao animal agressor, este deve ser mantido preso no imóvel, que passa ser monitorado pela nossa equipe”, explica a gerente da Gerência de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra.

Já a vacina contra raiva para cães e gatos está disponível na Gerência de Zoonoses, durante todo o ano, como também durante a campanha de vacinação antirrábica, realizada anualmente pela FMS.

A raiva é uma doença grave e letal.  É causada por um vírus que atinge todos os mamíferos, incluindo cães e gatos. O animal infectado tem comportamento estranho e, por meio de mordida, arranhadura ou lambida, pode transmitir a doença para o ser humano.