Teresina é a cidade do Brasil com maior engajamento da população no Colab, aplicativo de gestão pública colaborativa. A evolução nos índices está relacionada com a inclusão de novas categorias no aplicativo para facilitar o atendimento da população durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos 90 dias, a base de usuários na capital aumentou em 49%, passando de 12 mil para quase 20 mil novos usuários cadastrados.

“A população está colaborando de forma efetiva na gestão, baixando o aplicativo, criando usuários e encaminhando suas demandas para a Prefeitura de Teresina. A partir das publicações dos usuários, a Ouvidoria Municipal seleciona as solicitações e dá o devido encaminhamento”, destaca Hassan Said, ouvidor-geral do município.

As categorias inseridas no App permitem ao usuário tirar dúvidas, receber informações e denunciar estabelecimentos que estejam descumprindo determinações legais de combate ao novo coronavírus. “No momento em que as secretarias e demais órgãos da Prefeitura se encontram sem alcance presencial da população, o Colab é fundamental para que as demandas sejam comunicadas e atendidas, sem a necessidade do cidadão sair de casa”, acrescenta Hassan Said.

O aplicativo Colab é uma ferramenta utilizada pela população para comunicar os problemas do seu bairro ao poder público, criando uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura. A plataforma está disponível para smartphones Android e IOS. Para ter acesso, o usuário precisa baixar e criar um perfil no aplicativo. Devidamente cadastrado, ele pode então fazer uma publicação, preenchendo o campo de descrição com informações da sua demanda e colocando o endereço do local, além de poder enviar fotos.