Ascom/ Semec

Para compartilhar com a Câmara Municipal de Teresina o modelo do regime de atividades pedagógicas não presenciais das escolas da Prefeitura, a secretária municipal de Educação, Katia Dantas, e a secretária executiva de Ensino, Irene Lustosa, participaram hoje (15) de um reunião online com os vereadores da capital. A solicitação foi da vereadora Graça Amorim.

Durante o encontro virtual, Kátia apresentou as estratégias pensadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para retomar o calendário escolar, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. O regime é constituído por um conjunto de estratégias, entre elas estão a criação de grupos de whatsApp, acesso a plataformas digitais, distribuição de livros e atividades impressas e também a transmissão das aulas pela TV.

“As atividades não presenciais não têm o objetivo de substituir as aulas presenciais, pois nada se compara com o processo de ensino e aprendizagem mediado pela interação direta dos alunos com os professores e com os seus pares e com o próprio ambiente escolar, mas o que se pretende é reduzir os impactos causados com a pandemia na aprendizagem dos alunos”, explica a secretária. Segundo ela, o foco está em desenvolver as aprendizagens estruturantes por meio das atividades não presenciais. “Estamos priorizando o conteúdo essencial para consolidar o que é mais importante”, completa.

Os vereadores fizeram perguntas e também tiveram acesso a um relatório completo sobre as atividades realizadas pela Semec desde a suspensão das aulas, inclusive, várias delas, realizadas com o apoio de parceiros (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Fundação Lemann, Instituto Airton Senna, Instituto Alfa e Beto). Como os alunos estão desde o mês de março com as aulas suspensas, a retomada do calendário escolar com essas atividades não presenciais será o marco importante. Além do Projeto “Em casa eu aprendo”, as escolas estão realizado inúmeras atividades e buscando formas para retomar o vínculo de aprendizagem com os alunos e o contato com as famílias, e agora a programação na TV ampliou a abrangência de transmissão dos conteúdos.

A vereadora Graça Amorim parabenizou a equipe da Semec e destacou a importância das aulas não presenciais no atual contexto. “Foi uma apresentação bastante esclarecedora sobre as medidas adotadas pela Prefeitura de Teresina no que se refere à educação. Essas aulas devem diminuir os prejuízos no aprendizado dos alunos, que nesse momento precisam ficar em casa. Vimos que estão sendo utilizadas todas as plataformas possíveis, o que vai ajudar o aluno a ter uma base quando as aulas voltarem. Isso mostra o compromisso com a cidade”, concluiu Graça Amorim.