Em período de isolamento social, o aplicativo Colab.re tem facilitado a comunicação da população com a gestão municipal e atuado como ferramenta essencial para atender demandas de reparos em ruas e avenidas da capital por meio da Operação Tapa Buracos. Em 2020, já foram atendidas 292 demandas pela Coordenação de Asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), totalizando uma taxa de resolução de 80%.

De acordo com Camila Moura, coordenadora de Asfaltamento da SEMDUH, a plataforma foi criada em 2013 e até o momento já foram resolvidas 2.077 demandas. “Contamos com cinco equipes, atuando de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde, tapando cerca de 600 buracos por dia, solicitações vindas do aplicativo e de pontos já verificados pelas nossas equipes. No caso específico da nossa coordenação, priorizamos reparos emergenciais de vias. Em pedidos de asfaltamento de ruas, não realizamos obras em vias isoladas e seguimos um planejamento já estabelecido no início do ano. Então, verificamos se já consta em nosso planejamento anual, damos um retorno para a população de como funciona nossa atuação em relação ao asfaltamento e se há previsão para execução daquela demanda”, explica a gestora.

O aplicativo Colab é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android, permitindo que a população faça sugestões diretamente de casa. “No aplicativo a população pode deixar o local exato onde está o buraco e colocar fotos e comentários para que possamos entender a urgência ou não do pedido. É uma forma de termos esse contato direito com o teresinense, ainda mais em momentos como este em que a população deve evitar sair de casa”, destaca a coordenadora.