O índice de isolamento social em Teresina apresentou crescimento neste sábado (20), registando um percentual de 41,8%. O número voltou a se colocar no padrão observado esta semana, onde as taxas de isolamento se mantiveram entre 41% e 43%, com exceção da sexta-feira (19), que marcou apenas 36,5%. Os dados são da startup InLoco, que realiza o georreferenciamento smartphones em cidades de todo o território nacional monitorando a localização dos usuários quando se conectam à internet pelo celular.

Teresina mostra um melhor desempenho geral que estado do Piauí e também o Brasil: ambos apresentaram uma taxa de isolamento de apenas 39,1% neste sábado. No entanto, todos os números registrados seguem bem abaixo de 73%, percentual mínimo recomendado para diminuir o contágio de com especialistas e órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

A InLoco também disponibiliza dados por regiões da cidade e a zona leste de Teresina foi que a que apresentou os maiores índices de isolamento social da cidade, com 42,41%. Em seguida ficou a região centro-norte, com 41,49%, e sudeste, com 40,99%. Por último, ficou a zona sul, com 38,91%. Esta última lidera no número de casos de Covid-19, com 42% dos moradores positivados para a Covid-19, segundo resultado da nona etapa da pesquisa sorológica realizada na última semana pela Prefeitura de Teresina.

Quando se avalia por bairros, os que mais respeitaram as determinações de isolamento social foram o Ininga (51,2%), a região da Frei Serafim (50,4%), Brasilar (49,93%), Noivos (49,05%) e Parque Jacinta (47,6%). Os que apresentaram os menores percentuais foram Parque Juliana (26,1%), Angélica (28%), Socopo (33,8%), Flor do Campo (33,93%) e Monte Verde (34,35%).

A Prefeitura também acompanha o isolamento através de levantamento feito pelas operadoras de telefonia celular, que disponibilizam informações de mais de 1 milhão de linhas telefônicas. Segundo essa outra base de dados, 53,06% das pessoas ficaram em casa neste sábado.

Enquanto o isolamento social apresenta índices abaixo do desejado, os números de Covid-19 avançam em Teresina. O boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) deste sábado registrou mais 16 óbitos decorrentes de complicações da Covid-19, elevando o total de mortes na capital para 271. Ao todo são 5.794 casos confirmados da doença, por meio de teste ou exame.