Teresina registrou 209 novos casos e 13 óbitos pelo Coronavírus nas últimas 24 horas. Os dados divulgados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta segunda-feira (22), apontam que a capital chegou à marca de 6.065 casos confirmados. Ao todo, são 294 óbitos causados pela Covid-19, sendo que 1.320 pessoas estão recuperadas.

Teresina registrou, na segunda-feira (22), índices de isolamento social entre 42% e 51,54%, segundo as duas bases de dados utilizadas pela Prefeitura de Teresina para fazer este acompanhamento, a startup InLoco e as operadoras de telefonia celular.

“Todo mundo pode ser portador assintomático do novo Coronavírus. E aí fica o alerta. Os assintomáticos são vetores e, por não terem sintomas, acabam infectando sem saber. Temos que ter uma atenção especial e alertamos que todas as pessoas precisam usar máscara quando em contato direto com outras pessoas, pois a máscara retém as gotículas de saliva, evitando assim a contaminação do ambiente e de outras pessoas”, explica a médica infectologista Maria Dolores, do Hospital do Monte Castelo.

A médica fala ainda que higienizar sempre as mãos com água e sabão é de suma importância: “O mais importante de tudo é higienizar as mãos corretamente e com frequência, pois são as mãos as maiores transmissoras do vírus”, completa.