A Prefeitura de Teresina continua realizando a sanitização da área externa de espaços públicos, que possuam grande fluxo de pessoas, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Entre 30 de março e 23 de junho, já foram realizadas 10.293 ações de desinfecção com a pulverização de solução de água com hipoclorito.

Do total de 10.293 ações, 2.009 foram realizadas em Unidades de Saúde, 2.533 em lotéricas e bancos, 188 em mercados municipais, 538 em grandes supermercados, 1.752 em paradas abertas e integradas e 98 visitas em mercados municipais. Além de algumas instituições públicas e privadas, shoppings, praças, delegacias, CMEIs, rodoviária, e outros.

Segundo Marco Antonio Ayres, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, as equipes atuam de segunda a sábado, nos turnos manhã e tarde, em uma parceria entre a Semduh, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Águas de Teresina. “Por dia, estamos utilizando cerca de 225 Kg de hipoclorito de cálcio e 15 mil litros da solução sanitizadora, cedidos pela concessionária de água da capital. As equipes percorrem a cidade com as vestimentas adequadas e utilizando bombas costais, carros pipa e carros fumaceiros para garantir que ambientes foco de aglomeração de pessoas sejam devidamente higienizados”.

O gestor ainda destaca que as sanitizações não são garantia para que a população quebre o isolamento social. “Alguns locais como unidades de saúde, agências bancárias, supermercados, que permanecem funcionando, possuem uma grande circulação de pessoas e necessitam dessa desinfecção de forma regular. Mas reforçamos, essa é apenas uma das medidas preventivas, para que a área externa desses ambientes não seja um foco da doença. Uma única pessoa infectada pode infectar o local novamente, bem como as pessoas ao redor. Então, o ideal é intensificar o isolamento social e as práticas de higiene pessoal”, conclui.