Cerca de 50,2% dos teresinenses cumpriram as regras de isolamento social neste sábado (27), segundo dados da startup InLoco. O número representa um acréscimo maior que oito pontos se comparado com o sábado anterior, dia 20, quando o índice registrado foi de 41,8%. Este aumento está ligado a uma série de medidas adotadas em Teresina para intensificar o isolamento social e conter a disseminação da Covid-19.

Apesar da alta, o percentual continua baixo, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a taxa seja acima de 70%. “O isolamento social em Teresina precisa ser ainda mais rigoroso para conter a disseminação do vírus e preparar a cidade para o início gradual da retomada das atividades econômicas”, destaca o prefeito Firmino Filho.

O levantamento da capital é baseado no monitoramento dos celulares de 217 mil usuários. Pelo levantamento, a zona Leste registrou o maior índice de isolamento social no sábado, marcando 50,7%. A região Centro-Norte aparece em seguida com taxa de 50,57%. Na sequência, a zona Sul apresentou índice de 49,83%. A zona Sudeste foi a região com pior desempenho, com 47,94% das pessoas cumprindo as recomendações de isolamento social.

A Prefeitura de Teresina também está acompanhando os índices de isolamento social através de informações geradas pelas operadoras de telefonia celular. Segundo essa base de dados, que reúne informações de mais de 1,4 milhão de linhas telefônicas, 54,08% das pessoas cumpriram as regras de distanciamento no domingo.

Até o momento, Teresina contabiliza 7265 casos e 346 mortes pelo novo coronavírus. Foram registrados 167 casos nove óbitos por Covid-19 neste sábado (27). Os dados são do Painel Epidemiológico de Teresina, atualizados diariamente pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).