Durante uma semana as principais avenidas e ruas da área central e da zona Norte da cidade passaram por um mutirão de capina, varrição, limpeza geral e poda alta. O resultado desse trabalho foram 23 carradas de lixo, material de capina, plásticos e copos descartáveis.

O trabalho foi realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte, através da Gerência de Serviços Urbanos (GSU) do órgão. Com a redução de pessoas circulando pelas avenidas por conta da pandemia, foi possível que as equipes de limpeza fizessem um trabalho completo de capina, poda e coleta de lixo nas vias de grande movimentação.

O serviço de capina foi realizado a partir da remoção ou corte rente ao solo da cobertura vegetal em passeios, canteiros centrais e nas faixas de rolamento das vias, junto às sarjetas. De forma periódica, as equipes da GSU passam por diversos bairros da região realizando esse trabalho.

As equipes de limpeza fizeram o trabalho nas avenidas Frei Serafim, (Centro) Poti Velho (Santa Maria),  Joaquim Ribeiro (Centro), Freitas Neto (Mocambinho) e ainda nas ruas Batalha, Roraima e Guaporé.

A engenheira Araci Parente explica que as vias onde as equipes trabalharam foram selecionadas a partir das demandas enviadas pelo aplicativo Colab. “Fizemos esse trabalho tendo como base algumas solicitações de limpeza recebidas através do Colab. Além disso, as equipes da SDU também haviam identificado outros locais que precisavam do serviço. Assim, conseguimos fazer uma limpeza geral nas principais vias da zona Norte”, disse.

A GSU também alerta para que os moradores preservem suas calçadas sem proliferação dessas vegetações, já que o Código de Postura do Município prevê, através da Lei n° 3610, que é de responsabilidade dos proprietários manter suas calçadas em boas condições, evitando a falta de acessibilidade.

A população pode colaborar com esses serviços através do aplicativo Colab, enviando fotos e a localização exata dos pontos que precisam de limpeza e fiscalização. O Colab está disponível para celulares Android e IOS.