As inscrições para a edição 2020 do Projeto Cultural “Se Essa Rua Fosse Minha” estão abertas a partir desta quarta-feira (1º). O projeto tem como objetivo nomear ruas e logradouros públicos de Teresina em homenagem a pessoas falecidas que contribuíram de alguma forma para a cidade. Em respeito às medidas de isolamento social como medida de combate à pandemia de Covid-19, tudo vai ocorrer de forma completamente online este ano.

O período de inscrições será durante todo o mês de julho, encerrando-se às 14 horas do dia 31. Os interessados deverão preencher o formulário que pode ser acessado nos sites da Prefeitura de Teresina (pmt.pi.gov.br) e da SEMPLAN (semplan.teresina.pi.gov.br), além do aplicativo Colab, disponível para celulares Android e IOS.

“Nós não podemos deixar de realizar esse projeto, que já é um marco da cidade e já homenageou centenas de cidadãos teresinenses. No meio da pandemia, optamos pela forma mais segura de realizá-lo, que é utilizando a internet. Esperamos que a população continue participando em peso e que muitas outras homenagens sejam feitas”, afirma o secretário municipal de planejamento José João Braga.

No formulário, além de informações do homenageado, são solicitados também dados de contato de quem está fazendo a inscrição e a zona do município onde deverá ocorrer a homenagem. É importante que seja incluída uma breve biografia da pessoa que se pretende homenagear, contando um pouco de sua história e de sua contribuição para a cidade e para a comunidade em que viveu, seja através do seu trabalho, de seu envolvimento com causas para melhorar a sociedade, através de uma história de vida inspiradora, por exemplo.

Uma comissão formada por membros de instituições de conhecimento relevante sobre o assunto, como IBGE, IPHAN, entre outros, será formada para validar os nomes inscritos que atenderem os critérios previstos. Após essa fase, será realizado um sorteio para definir quais ruas ou logradouros receberão o nome dos homenageados.

Todo o processo, desde a realização das inscrições e as reuniões da comissão especial, será feito de forma online, cumprindo as medidas de isolamento social. O sorteio, que normalmente ocorre na presença das famílias dos homenageados, este ano será transmitido através das redes sociais da Prefeitura de Teresina.

“O projeto Se Essa Rua Fosse Minha é de grande relevância pra cidade. Ao mesmo tempo em que estimula a participação popular no planejamento urbano, participando da nomeação dessas ruas e facilitando serviços de entregas e de prestação de serviços, homenageia pessoas comuns da cidade, mas que merecem serem reconhecidas”, completa a secretária executiva de planejamento urbano, Jhamille Almeida.

Após o período de inscrições, validação da comissão especial e sorteio das ruas, a Prefeitura de Teresina irá encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei com as denominações das novas ruas. O projeto de lei será votado e, após aprovação, transformado em lei e publicado no Diário Oficial do Município.