Apesar de todos os esforços do poder público municipal no sentido de incentivar o isolamento social na população para a contenção do novo coronavírus na cidade, Teresina ainda vem registrando baixos índices de isolamento, segundo mostram os dados recolhidos pelas operadoras de telefonia celular e pela Startup Inloco, que são as duas bases de dados usadas pela Prefeitura para monitorar os índices.

Na última quinta-feira (02) os índices de isolamento variaram de 44,9% a 50,45%, de acordo com dados da Startup e das operadoras de telefonia celular, respectivamente. Em comparação com a quinta-feira da semana passada houve um aumento de 3,1% no distanciamento social na cidade.

O levantamento da Startup Inloco também indica como as regiões da cidade praticam o isolamento, mostrando que na última quinta a região Centro/Norte foi a que mais obedeceu as normas de distanciamento, com 45,34%, seguida da região Leste, com 45,23%, e da Sudeste com 43,88%. A região que apresentou o pior índice foi a Sul, com apenas 43,78%.

Vale ressaltar que na última quinta (02) e nesta sexta-feira (03) o prefeito Firmino Filho decretou ponto facultativo nos órgãos públicos municipais para aumentar as taxas de isolamento e manter a população em casa.

O prefeito também assinou decreto determinando que as medidas de isolamento social em Teresina estarão mais rígidas neste final de semana, restringindo o funcionamento de algumas atividades. O decreto Nº 19.868 tem o objetivo de conter o avanço da disseminação da Covid-19 e preparar a cidade para o início da reabertura econômica, a partir da próxima segunda-feira (06).

Covid-19 em Teresina

De acordo com dados do boletim do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina registrou 383 novos casos e 12 óbitos por Covid-19 na última quinta-feira (02). Agora, a cidade registra 9.184 casos desde o início da pandemia, além de 413 mortes.